6 Maneiras de melhorar o desempenho do seu Netbook

É do conhecimento do caro leitor que os netbooks são limitados em termos de recursos de hardware, especialmente ao nível do processador, memória e placa gráfica. No entanto, é possível fazer alguns ajustes de forma a conseguirmos uma melhoria relevante do desempenho do nosso equipamento.

Passemos então à prática:

Use o Windows XP – Comparativamente com as versões mais recentes deste sistema operativo: Windows Vista e Windows 7, o Windows XP utiliza menos recursos, nomeadamente ao nível de memória RAM e do processador. Por isso aconselho o leitor a instalar esta versão em detrimento das versões mais recentes, para que o seu netbook tenha uma melhor performance.

Memoria RAM –  As aplicações actuais tendem a necessitar cada vez de mais memória RAM, por isso irá beneficiar se fizer um upgrade ao seu netbook, instalando um módulo de memória RAM até ao máximo de 2GB (na maioria dos equipamentos). Chamo a atenção que esta operação poderá levar à perda da garantia. Veja as condições da garantia do fabricante.

Remova os programas que iniciam com o Windows – Quantos mais ícones você tiver no lado direito da barra inferior (ao lado do relógio) mais lento será o arranque do sistema, além disso estes programas estão a ocupar memoria RAM. Aconselho a que desactive ou desinstale todas as aplicações que não necessita.

Para desactivar as aplicações não utilizadas:

  • Escreva na caixa “Procurar programas e ficheiros” do menu iniciar: “msconfig”.
  • Clique no menu Iniciar (Startup) e desmarque as caixas relativas ao software que não utilize.

  • Clique em aplicar, e reinicie o computador.

Desfragmente o disco rígido: A desfragmentação regular do disco rígido é uma boa forma de melhorar o desempenho do seu computador. Esta operação visa melhorar a velocidade com que o computador acede aos dados armazenados no disco rígido. Como o nome indica, este aplicativo procura no disco rígido arquivos que estão fragmentados (em pedaços), unindo-os novamente, tornando a leitura dos mesmos mais fácil e rápida.

Para aceder a esta ferramenta:.

  • Vá ao meu computador e clique no botão direito do rato em cima do ícone do “disco C:”.
  • Selecione o separador “Ferramentas” e clique no botão “Desfragmentar agora…”.
  • Na caixa de diálogo, poderá agendar se preferir, quando é que o computador fará a desfragmentação que poderá ser feita, por exemplo de mês a mês.

Utilize um software de optimização- O nosso computador possui uma série de ficheiros que são registados diariamente para armazenar: informações de sistema, cookies de navegação na internet, registos de programas instalados ou desinstalados, dados de backup, etc.  O acumular destes ficheiros, resulta num computador lento, nomeadamente ao iniciar. Existe diversos softwares pagos ou gratuitos, que permitem optimizar o seu computador. Recomendo o uso do Ccleaner ( http://www.piriform.com/ccleaner/download ) porque é gratuito, fácil de usar e tem diversas funções de optimização.

Utilize o GMABooster – ( http://www.gmabooster.com/) Se o seu netbook têm um chipset gráfico da família GMA da Intel, pode utilizar este software para fazer a aceleração (overclock) automática e sem riscos de uma forma rápida e simples. As melhorias serão notadas nos jogos ou em aplicações gráficas mais pesadas.

Ele é compatível com as seguintes versões:

•    Intel® 945GM/GME/GMS/GSE
•    Intel 943/940GML/GU Express
•    GMA 950



About ptnetbook

Sou interessado em diversas áreas, nomeadamente em tudo que toca as novas tecnologias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: